quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Teatro de graça!

Preciso dizer: para quem mora em São Paulo as opções estão muito boas. Este final de semana fui conferir a peça Píramo & Tisbe de Vladimir Capella que conta com Greta Antoine (lembram dela? encenou Inês, em Chiquititas) e Júlio Oliveira (de alguma novela da Globo, como não assisto, não sei dizer, mas seu rosto é conhecido) como atores principais e, minha gente, gostei mesmo da peça!

Eu já conhecia a história grega de amor e tragédia "Píramo & Tisbe", que aliás, foi a inspiração de Shakespeare em Romeu e Julieta (já dizia minha avó e outros espertinhos por aí: nada se cria, tudo se copia), mas com um toque de comédia (e com peitos e bundas à mostra) nunca.

A peça, no geral, foi muito bem produzida, desde a cenografia até a atuação dos personagens. Tudo remetia à cultura grega e, isto com certeza, foi parte fundamental para toda a sua especialidade. A atuação de Júlio foi, dentre outros aspectos, o que eu mais gostei: a ritmia das falas, as frases engraçadas que moldaram o personagem, os movimentos exagerados, enfim, ele é realmente muito bom.

Mas, o melhor mesmo foi quanto a peça me custou: 0 dinheiro. Na faixa. No vasco. De graça.

E, como não paguei nada para ver Píramo & Tisbe, o que são cinco reais (valor para estudante) para assistir O Casamento Suspeitoso (1957)? uma comédia com características nordestinas escrita por Ariano Suassuna e dirigida por Sérgio Ferrara que me arrancou tantas risadas que quase cai de bruços na fileira de cadeiras à minha frente! Recomendadíssimo! (Não a queda, é claro).

Não sei se eu já disse, mas eu tenho grande apreço pela cultura Nordestina. Considero a região com maior diversidade cultural e aspectos próprios muito fortes. E o sotaque então? (já ouviram Mombojó? e Mundo Livre S/A?) Bichinho, eita sotaquizinho mai chei de coisa! num tem nada de avexado não, é muito massa de bonito, visse?

Para ver o calendário com mais peças teatrais e outras atrações culturais de graça ou bem baratinhas, é só acessar www.sesisp.org.br/cultura

0 comentários:

Postar um comentário