domingo, 8 de agosto de 2010

Emoção art.ficial 2010

Ontem (07 de agosto) fui até o prédio do Itaú cultural conferir a exposição "emoção art.ficial" deste ano aqui em São Paulo.

Como podemos subtender através do nome da exposição, ela é voltada à junção da arte e de novas tecnologias, onde os expostos se valem de interações máquina-homem ou máquina-máquina. Neste último caso, é como se a arte possuísse vida própria e gente, é muito interessante! um exemplo é a arte tecnológica abaixo chamada Robotarium SP, do artista Leonel Moura, de Portugal:



Os objetos cercados acima são pequenos robôs que possuem 'personalidade' própria agindo de formas diferentes, eles funcionam através da energia fornecida pelas luzes



São 12 obras expostas e a maioria de artistas brasileiros. Este ano a exposição contempla sua 5ª edição e, tenho que dizer que este é o primeiro ano em que vou e gostei muito, as obras são muito divertidas (principalmete as que exigem interação do público). Entre elas a que eu mais gostei foi a Autoportrait do artista alemão Robotlab, trata-se de uma máquina que captura qualquer imagem e reproduz desenhando-a em um quadro branco.



Autoportrait, do alemão Robotlab



Olhem eu e o Felipe sendo desenhados pelo Autoportrait:




Muito legal né? e não é que ficou bem parecidinho com a gente! rs.

Uma outra arte que achei linda foi o Bion dos artistas americanos Adam Brown e Andrew H. Fagg, os bions são pequenos robôs pendurados que respondem á presença humana emitindo sons como se estivessem comunicando-se entre si.


Bion, de Adam Brown e Andrew H. Fagg



Bom gente, quem quiser passar por lá também ainda dá tempo, a exposição ficará disponível até o dia 05 de setembro.

Horários: De terça a sexta das 9hrs ás 20hras. Sábados, domingos e feriados das 11hras ás 20hrs

Local: Prédio Itaú Cultural

Endereço: Av. Paulista, 149. São Paulo - SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Para maiores informações acessem http://www.emocaoartficial.org.br/pt/


0 comentários:

Postar um comentário